Fonograma – Uma Viagem Afroatlântica


Salve, querides ouvintes!
Hoje estrearemos aqui na Rádio Comunitária Aconchego mais uma Faixa do Aldir (toda sexta, às 18h)!
E pelas próximas semanas temos o prazer de veicular a primeira temporada do “Fonograma – Uma viagem Afroatlântica”. Tendo como fio condutor a música negra baiana e suas raízes, o projeto irá apresentar nessa temporada fonogramas historicamente representativos que plasmaram a musicalidade contemporânea, destacando a importância dos discos no processo de construção das identidades negras na diáspora.

“Fonograma – Uma viagem Afroatlântica”
é um programa musical, fruto de pesquisa qualitativa e histórica, idealizado pelos músicos Fabricio Mota e Jorge Dubman, fundadores do grupo IFÁ, artistas negros da Bahia, que recorreram à música e aos discos para criar suas formas de sobrevivência e superar a discriminação racial.
Foi idealizado com base nas experiências que ambos vivenciaram através da musicalidade e de como se tornaram pesquisadores e músicos, adotando a arte como forma de expressão e ferramenta de combate ao racismo. Em tempos de tantas violências contra o povo negro, o projeto aqui apresentado pretende dialogar com a juventude através da música, destacando a importância desta para o desenvolvimento da capacidade crítica dos indivíduos.

A ideia é apresentar gravações raras e discos emblemáticos ao público, valorizando a estética das capas, fotografias, faixas, ficha técnica, contando sempre com convidades especiais.
Toda discussão irá gerar produção de conteúdo voltado a influenciar positivamente jovens negras e negros e embasará a pesquisa do novo álbum do grupo IFÁ.

Fabricio Mota é músico fundador do grupo instrumental IFÁ, pesquisador e historiador, mestre em Estudos Étnicos e Africanos, autor do livro “Guerreir@s do Terceiro Mundo: Identidades Negras na Música Reggae da Bahia” e docente do Instituto Federal da Bahia. Possui ampla experiência na formação de jovens, tanto como professor da Educação Formal quanto educador do projeto Rumpillezinho, Laboratório Musical de Jovens. É ativista da Frente Marginal de Arte Negra, movimento civil que congrega dezenas de artistas pela valorização e reconhecimento das artes negras no Brasil e no Mundo.

Jorge Dubman é músico fundador do grupo IFÁ, colecionador de vinis e beatmaker. Exaustivo pesquisador, procura aplicar em suas composições, diferentes formas de se relacionar com os sons, tendo o dub, ritmo jamaicano, como referência e marca que o identifica. Faz parte do cast de artistas da 77 Rise Recordings (Estados Unidos) e Vinyl Digital (Alemanha) e IBMCs (Inglaterra), tendo lançado através desses selos 02 álbuns em formato de cassete e 01 em vinil. Possui 12 álbuns solos produzidos, tendo lançado o mais recente, “The Confinement Vol. 01: Africa”, no início da pandemia.

A primeira temporada do projeto Fonograma – Uma Viagem Afroatlântica tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Rádio Comunitária Aconchego – 24h no ar!