Poeira Criativa – 2da temporada

TERÇA-FEIRA de 19 a 20h na Rádio Aconchego 88,1 FM ou no streaming, pra o mundo todo, a traves de nosso streaming

Um programa sobre artistas e suas artes. Porque a arte é vida e não espetáculo!

Poeira Criativa #37
Neste programa contamos com a presença de Iagor Peres, dançarino, performer, artista, do CARNE – Colectivo de Arte Negra. Musicalizaram este programa: Pasquala Ilabaca, Juçara Maçal, Caetano Veloso e Gal Costa.

Poeira Criativa #36
“Para escrever poesia você tem que sentir”… esse foi um dos ensinamentos que Joi Thamires nos deixou neste poeira de poesia. Poesias da vivência, da dor, da periferia. Músicas de Petrona Martinez, Ellen Oleira, Mc Carol, Clarice Falcão.

Poeira Criativa #35
Conversamos com Magu sobre a ocupação do cine Olinda, além de ouvir alguns audios. Também contamos com a presença do agitador cultural Jetro Rocha, que próximamente estará com o programa Pelos Olhos e Ouvidos na rádio Aconchego. Musicalizaram Puel Kona, Ellen Oleira, Nação Zumbi, Juçara Maçal e Kiko Dinucci.

Poeira Criativa #34
Neste programa conversamos sobre futebol, torcidas organizadas, fotografia e artes com Ericson, que veio acompanhado de Raulzito, seu filho. Juçara Maçal, O Rappa, Alceu Valença, Nação Zumbi, e Lenine colocaram a música deste Poeira Criativa.

Poeira Criativa #33
Com a presença de Rose, dançarina e usuária/praticante do CIS-SIS, conversamos sobre o arte de dançar. Também ouvimos dois depoimentos sobre a ocupação do cine Olinda. Musicalizaram este programa: A cor do som, Ceu, Academia da berlinda, Coco da Selma, Kevin Johansen, e Sara Hebe

Poeira Criativa #31

Conversamos com Diego Rodrigues, amigo da casa e cineasta. A realização da curtametragem “Vivi e o mar” a partir da formação desenvolvida pelo Ateliers Varan.
Nos acompanharam com sua música: Baianasystem, Chico Cesar, Caetano Veloso e Gilberto Gil, e Elza Soares.

Poeira Criativa #30
A 43 anos do golpe militar no Chile, neste Poeira Criativa escutamos algumas músicas, falamos de filmes e conversamos sobre esse momento histórico. Musicalizaram: Inti Illimani, Ana Tijoux, Isaar, Pablo Milanes.

Poeira Criativa #29
Desabafamos contra o governo ilegítimo de Temer, acompanhados por umas boas músicas. Recibemos uma visita especial já que faltou a presença de nosso querido Teteu. Arbolito, Chico Buarque, Geraldo Vandré, Liliana Felipe e Calle 13 musicalizaram o Poeira Criativa número 29.

 

Poeira Criativa #28
Aninha Martins participou deste programa de Poeira de pilin plin plin. Com ela, conversamos sobre mulheres fazendo música, palcos e teatro. Tetê Espíndola, Lata Mangeshkar, Graveola, Kraftwerk, Aninha Martins nos acompanharam musicalmente.

Poeira Criativa #26
Neste programa contamos com a linda visita de nossa amiga Leonia, escritora recifense.
Conversamos sobre poesias, escrituras, mulheres e o CIS. Etelvina Maldonado, Anelis Assumpção, Lineker, Nancy Sinatra e Davi Fenelon nos acompanharam musicalmente.

Poeira Criativa #25

História viva, entrevistamos a seu Pedro, poeta marginal da Várzea. Falamos um pouco de poesias, escritura, política, família e histórias da Várzea e do Engenho do Meio. Martina Camargo, Geraldo Vandré, Raul Seixas, Lulu Santos e Caetano Veloso musicalizaram o programa.

Poeira Criativa #24

Um recorrido musical pelo sul de nossa América Latina: Argentina, Uruguai e Brasil. Musicalmente nos acompanharam neste Poeira Criativa: Patricio Rey y sus Redonditos de Ricota, Divididos, Fernando Cabrera, Caetano Veloso, Cuatro pesos de propina, Gal Costa, Ventania e Elza Soares.

Poeira Criativa #22

Com a presença de Maria Cardozo, realizadora audiovisual, conversamos sobre o I Festival Internacional de Cinema de Realizadoras: Mulheres no cinema, processos criativos, curadoria, realizadoras africanas, cinema periférico, dentre outros temas. Toto La Momposina, Chico Science, Tom Zé, trilha sonora “The Ghost” e Eddie musicalizaram este programa.

Poeira Criativa #21

Maiara, Hans, Eduardo e Jonhatan coparam a rádio Aconchego com a música do Forró de Cabeça, grupo musical da Várzea. Rabeca, Zambumba, pandeiro, triângulo e suas vozes para um Poeira Criativa de música ao vivo. Isaar abriu o programa com seu bonito som.

Poeira Criativa #20

São João e um programa carregado de lindas visitas. Primeiro Diego, para falar sobre o cineclube do grupo de estudos sobre história da Sexualidade. Ágatha, Iuri e Ilian nós alegraram com suas ternas vozes de crianças. E a visita de “El momento de nosotros” sobre a massacre de Curuguaity, acontecida em junho de 2012 no Paraguai. Musicalmente nos acompanharam Molotov, Gabylonia, Luis Gonzaga, Zé Ramalho, Flávio José, e o Grupo Bongar.

Poeira Criativa #19

Duas visitas levantaram Poeira neste último programa. Artista que se encontrou na estrada, Loba carrega com os aprendizados de suas viagens pelas ocupações, e hoje participa do Ocupa MinC – PE. As ocupações entendidas como “centros de criação de novos mundos”, autonomia, arte, desconstrução, utopia e periferias. Luis participante do Ocupe Estelita, entende a ocupação do Cais como um ato de resistência. Músicas de Metá Metá, Crioulo, Ellen Oleria, Zé Ramalho e Gabylonia.

Poeira Criativa #18

A Várzea continua linda… Conversamos com Gustavo do Salve Casarão da Várzea sobre a cultura popular no barrio, a criação da rádio Magitot e as rádio novelas, dentre outras coisas. Neste programa, nos acompanharam as vozes de Lila Downs, Totó La Momposina, Buena Vista Social Club, Elza Soares e Eduardo Mateo.

Poeira Criativa #16

Conversamos durante a ocupação do Ministério da Cultura (PE) com Janaína Gomes (colectivos Tenda Vermelha e Carne) e com Amaro, liderança do Movimento dos Moradores/as de Rua. Músicas de Calle 13, Titãs, Aninha Martins e Em Canto e Poesia. #ocupemincpe

Poeira Criativa #15

Em clima de indignação pelo governo golpista de Temer, neste programa conversamos com Marina Fenício -terapista ocupacional- sobre arte, saúde e política. Músicas de Emicida, Elza Soares, Juçara Marçal acompanharam o Poeira Criativa número 15.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #14

A volta de “El momento de nosotros” com a ocupação da catedral de Santiago de Chile e a música de Isabel Parra (filha de Violeta Parra), junto as palavras do Mestre Jorge do grupo de Capoeira Angola que acontece de terça a quinta no CIS, marcaram forte presença no Poeira Criativa número 14. Musicalmente nos acompanharam Luis Alberto Spinetta, Mestre Paulo dos Anjos, Mestre Pastinha, Isabel Parra e Milton Nascimento.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #13

Chico Ludermir se fez presente neste programa e compartilhou conosco sua experiência na rede Coque Vive, seus questionamentos ao jornalismo e sua prática artística. Também falamos da cidade que exclui bairros e periferias, e sobre o  último trabalho de Chico com mulheres trans e travestis, “Mulheres: o nascer é comprido”. Musicalizaram nossa hora e pouco de rádio Calle 13, Caetano Veloso, Tom Zé, Gilberto Gil e Clara Nunes.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #12

Em meio de tanto lixo parlamentar, a visita de Cecília do Cabelaço-PE ao programa número 12 de Poeira Criativa nos faz acreditar que ainda há esperança, muita luta e muito por mudar. Conversamos sobre estética afro, identidade, religião, cultura, arte e até pedagogia das mulheres negras. Todo isso acompanhado de boa música com Elza Soares, Perota Chingó, Clementina de Jesus, Caetano Veloso e Tambores de Oxum.

Para descarregar, click aqui 

Poeira Criativa #11

A arte da culinária e a alimentação foi o eixo de conversa com a visita de Joice de Da Chita. Comida, cuidados, vegetarianismo e experiência alimentaram o nosso Poeira Criativa número 11.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #10

Neste programa, recebemos a Du e Edu, dois artistas de ruas, para falar de malabares, da cidade e dos sorrisos roubados nos sinais de Recife.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #9

Memória afetiva, território, Paratibe, ocupe, coletivo, pelada e músicas foram algumas das palavras que Leo do Escambo Coletivo compartilhou conosco no PC n°9.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #8

Com a presença de Juliana, conversamos sobre Hilda Hilst e seus poemas, ouvimos algumas declamações e boa música latinoamericana.

Poeira Criativa #7

Depois da férias e do carnaval, começamos com a segunda temporada de Poeira Criativa. Visita de um amigo e entrevista com Mestre Zefinha -mãos de fibra- artesã que cria a partir da fibra do coqueiro. Viajamos para Chile para escutar um pouco da resistência dos povos originários, desta vez, os mapuches.