Os meses vão passando e já temos vários trabalhos massa na praça. Aqui trago alguns que, de alguma forma, me tocaram ou emocionaram e quero dividir com vocês mais pessoas. Lançamentos de março e abril. Bora sacar?!
Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo (PI) acaba de lançar seu 2º álbum com 10 faixas passando pelo baião, forró, marchinha, sempre de mãos dadas com a cultura popular e reverenciando as tradições do nosso Nordeste amado.
Batuc Banzeiro (AM) entregou seu 2º EP com 5 faixas navegando entre a música pop, o rock alternativo e o Beiradão*, ritmo que tem ligação direta com a vida ribeirinha e faz uma mescla entre forró, lambada, guitarrada com batidas eletrônicas.
Célia Sampaio (MA), a dama do reggae, soltou um EP com 5 faixas todo dedicado a Iansã, orixá guerreira que carrega a força dos ventos e das transformações. Uma celebração a sua espiritualidade e conexão com suas raízes, com fusões rítmicas para além do reggae.
Moraes MV (PA), poeta e rapper natural de Belém, lançou seu 1º álbum trazendo diálogos entre passado, presente e futuro, falando sobre suas vivências, identidade afroamazônica e abordando também questões sociais.
Poli (PE) lançou seu EP de estreia onde, ao longo de 6 faixas, trás composições suas em parcerias com outros músicos, participações de sua filha e de Alessandra Leão e uma obra voltada para a cultura popular através do coco, ijexá, capoeira, e para tradições afroindígenas.
Tiago Tunes & Victor Ramon (DF/PE) recém lançaram um belo álbum instrumental, com 10 faixas, onde unem bandolim 10 cordas, violão 8 cordas, flauta, guitarra, percussão, passeando por diversas paisagens e sonoridades, tal qual o voo livre de um pássaro do Cerrado.
🎼

🎼
Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo – Detrás da Serra (abril)
Batuc Banzeiro – Calor de Sombra e Sol (março)
Célia Sampaio – EPARREY (março)
Moraes MV – Ontem, Hoje e Amanhã (março)
Poli – Da Raíz ao Canto (abril)
Tiago Tunes & Victor Ramon – Tucanuçu (março)
🎼
*Pra quem quiser saber mais sobre o Beiradão, ritmo amazônico nascido literalmente nas margens dos rios, que envolve os costumes da vida ribeirinha e é patrimônio Cultural do Estado do Amazonas, vou deixar esses links:
Hadail Mesquita – Portal do Beiradão
Afluentes – Um podcast sobre música na Amazônia