Originalmente escrito por Coco de Umigada
O festival é uma realização do Centro Cultural Coco de Umbigada e está na 4ª edição
Todo primeiro sábado de cada mês a comunidade do Guadalupe, em Olinda, se mobiliza em torno do Centro Cultural Coco de Umbigada para produzir, há 19 anos, a já tradicional Sambada de Coco do Guadalupe. Uma festa popular que vêm desde os tempos dos avós de Quinho Caetés, conhecido percussionista pernambucano. Juntamente com sua esposa, a Yalorixá Beth de Oxum, ajudam a ressignificar as vidas das famílias moradoras do Guadalupe com arte, dança, música e tecnologia.
O Guadalupe é o bairro onde dona Selma do Coco viveu por mais de 50 anos, e uma de suas últimas apresentações foi durante a primeira edição do Festival Coco de Roda Zumbi Olinda, em que foi homenageada pela sua rica contribuição para a expansão do ritmo em todo o território nacional. Hoje, podemos dizer que o Guadalupe é o quilombo do Coco de Roda no Brasil.
Dança tradicional do Nordeste, o Coco de Roda tem sua origem na união da cultura negra com os povos indígenas, e tornou-se um modo privilegiado de transmissão e manutenção do conhecimento e da tradição popular. Sua difusão e manutenção como expressão cultural deve-se unicamente à resistência de mestres coquistas – como Dona Selma, Dona Aurinha e Mãe Beth de Oxum, que com sua entrega incondicional à cultura pernambucana, mantém viva a brincadeira do Coco através dos tempos.
É com essa atmosfera sociocultural que Zumbi será celebrado do dia 20 de Novembro, dia nacional da Consciência Negra, em uma festa que contará com a participação do grupo percussivo Batá Kossô, grupo Palha de Coco, Coco do Mestre Zeca do Rolete, Coco de Umbigada, N’Zambi e Maracatu Estrela Brilhante de Recife, além do cortejo com o Afoxé Babá Orixalá Fun Fun, que terá saída na praça do Carmo às 16h00.
Em um país onde jovens negros são assassinados diariamente, a existência de um evento desse porte, onde a comunidade pode trabalhar, tocar sua música, contar e escrever suas histórias, produzir sua cultura e aprender os direitos a cidadania é motivo de orgulho para cada pessoa que vive e participa desse momento.
Serviço:
IV Festival Coco de Roda Olinda Zumbi
Quando:
Segunda – feira, 20 de Novembro de 2017, a partir das 16 horas.
Onde:
Beco da Macaíba, Guadalupe, Olinda
Mais informações:
Mãe Beth de Oxum – 81 9 96451865
www.cocodeumbigada.com
www.sambadadecoco.wordpress.com
COMPARTILHE A #CocoZumbiOlinda