Poeira Criativa

divulgaçãoPC

TERÇA-FEIRA de 19 a 20h na Rádio Aconchego 88,1 FM ou no streaming, pra o mundo todo, a traves de nosso streaming

Um programa sobre artistas e suas artes. Porque a arte é vida e não espectáculo!

Poeira Criativa #25

História viva, entrevistamos a seu Pedro, poeta marginal da Várzea. Falamos um pouco de poesias, escritura, política, família e histórias da Várzea e do Engenho do Meio. Martina Camargo, Geraldo Vandré, Raul Seixas, Lulu Santos e Caetano Veloso musicalizaram o programa.

Poeira Criativa #24

Um recorrido musical pelo sul de nossa América Latina: Argentina, Uruguai e Brasil. Musicalmente nos acompanharam neste Poeira Criativa: Patricio Rey y sus Redonditos de Ricota, Divididos, Fernando Cabrera, Caetano Veloso, Cuatro pesos de propina, Gal Costa, Ventania e Elza Soares.

Poeira Criativa #22

Com a presença de Maria Cardozo, realizadora audiovisual, conversamos sobre o I Festival Internacional de Cinema de Realizadoras: Mulheres no cinema, processos criativos, curadoria, realizadoras africanas, cinema periférico, dentre outros temas. Toto La Momposina, Chico Science, Tom Zé, trilha sonora “The Ghost” e Eddie musicalizaram este programa.

Poeira Criativa #21

Maiara, Hans, Eduardo e Jonhatan coparam a rádio Aconchego com a música do Forró de Cabeça, grupo musical da Várzea. Rabeca, Zambumba, pandeiro, triângulo e suas vozes para um Poeira Criativa de música ao vivo. Isaar abriu o programa com seu bonito som.

Poeira Criativa #20

São João e um programa carregado de lindas visitas. Primeiro Diego, para falar sobre o cineclube do grupo de estudos sobre história da Sexualidade. Ágatha, Iuri e Ilian nós alegraram com suas ternas vozes de crianças. E a visita de “El momento de nosotros” sobre a massacre de Curuguaity, acontecida em junho de 2012 no Paraguai. Musicalmente nos acompanharam Molotov, Gabylonia, Luis Gonzaga, Zé Ramalho, Flávio José, e o Grupo Bongar.

Poeira Criativa #19

Duas visitas levantaram Poeira neste último programa. Artista que se encontrou na estrada, Loba carrega com os aprendizados de suas viagens pelas ocupações, e hoje participa do Ocupa MinC – PE. As ocupações entendidas como “centros de criação de novos mundos”, autonomia, arte, desconstrução, utopia e periferias. Luis participante do Ocupe Estelita, entende a ocupação do Cais como um ato de resistência. Músicas de Metá Metá, Crioulo, Ellen Oleria, Zé Ramalho e Gabylonia.

Poeira Criativa #18

A Várzea continua linda… Conversamos com Gustavo do Salve Casarão da Várzea sobre a cultura popular no barrio, a criação da rádio Magitot e as rádio novelas, dentre outras coisas. Neste programa, nos acompanharam as vozes de Lila Downs, Totó La Momposina, Buena Vista Social Club, Elza Soares e Eduardo Mateo.

Poeira Criativa #16

Conversamos durante a ocupação do Ministério da Cultura (PE) com Janaína Gomes (colectivos Tenda Vermelha e Carne) e com Amaro, liderança do Movimento dos Moradores/as de Rua. Músicas de Calle 13, Titãs, Aninha Martins e Em Canto e Poesia. #ocupemincpe

Poeira Criativa #15

Em clima de indignação pelo governo golpista de Temer, neste programa conversamos com Marina Fenício -terapista ocupacional- sobre arte, saúde e política. Músicas de Emicida, Elza Soares, Juçara Marçal acompanharam o Poeira Criativa número 15.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #14

A volta de “El momento de nosotros” com a ocupação da catedral de Santiago de Chile e a música de Isabel Parra (filha de Violeta Parra), junto as palavras do Mestre Jorge do grupo de Capoeira Angola que acontece de terça a quinta no CIS, marcaram forte presença no Poeira Criativa número 14. Musicalmente nos acompanharam Luis Alberto Spinetta, Mestre Paulo dos Anjos, Mestre Pastinha, Isabel Parra e Milton Nascimento.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #13

Chico Ludermir se fez presente neste programa e compartilhou conosco sua experiência na rede Coque Vive, seus questionamentos ao jornalismo e sua prática artística. Também falamos da cidade que exclui bairros e periferias, e sobre o último trabalho de Chico com mulheres trans e travestis, “Mulheres: o nascer é comprido”. Musicalizaram nossa hora e pouco de rádio Calle 13, Caetano Veloso, Tom Zé, Gilberto Gil e Clara Nunes.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #12

Em meio de tanto lixo parlamentar, a visita de Cecília do Cabelaço-PE ao programa número 12 de Poeira Criativa nos faz acreditar que ainda há esperança, muita luta e muito por mudar. Conversamos sobre estética afro, identidade, religião, cultura, arte e até pedagogia das mulheres negras. Todo isso acompanhado de boa música com Elza Soares, Perota Chingó, Clementina de Jesus, Caetano Veloso e Tambores de Oxum.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #11

A arte da culinária e a alimentação foi o eixo de conversa com a visita de Joice de Da Chita. Comida, cuidados, vegetarianismo e experiência alimentaram o nosso Poeira Criativa número 11.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #10

Neste programa, recebemos a Du e Edu, dois artistas de ruas, para falar de malabares, da cidade e dos sorrisos roubados nos sinais de Recife.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #9

Memória afetiva, território, Paratibe, ocupe, coletivo, pelada e músicas foram algumas das palavras que Leo do Escambo Coletivo compartilhou conosco no PC n°9.

Para descarregar, click aqui

Poeira Criativa #8

Com a presença de Juliana, conversamos sobre Hilda Hilst e seus poemas, ouvimos algumas declamações e boa música latinoamericana.

Poeira Criativa #7

Depois da férias e do carnaval, começamos com a segunda temporada de Poeira Criativa. Visita de um amigo e entrevista com Mestre Zefinha -mãos de fibra- artesã que cria a partir da fibra do coqueiro. Viajamos para Chile para escutar um pouco da resistência dos povos originários, desta vez, os mapuches.

Deixe um comentário