Carta aberta sobre o atraso do Edital da Frei Caneca

#QueremosNossoProgramaNoAr #FreiCanecaFM

Diante do descumprimento dos prazos e do silêncio por parte da Prefeitura do Recife/ Fundação de Cultura e Rádio Frei Caneca frente aos nossos e-mails, nós, aprovados no “Edital de Apoio à Ocupação da Grade de Programação da Frei Caneca FM 2019-2020”, viemos a público para cobrar resposta e respeito.

No dia 20 de fevereiro foi publicado em diário oficial o resultado do edital de ocupação da Rádio Frei Caneca. 44 programas aprovados em um edital que destina R$250 mil em recursos de emenda parlamentar para apoiar programas desenvolvidos pela sociedade civil.

Depois de uma curta interlocução por e-mail – que envolveu o envio de documentação e o aceite da proposta de apoio financeiro dada pela rádio por parte dxs aprovadxs, a gestão da Frei Caneca se comprometeu em encaminhar o processo de contratação a partir do dia 30 de março, assim como fazer uma reunião virtual no dia 6 de abril. Os programas, segundo pactuado, entrariam no ar a partir do dia 25 de maio. Soma-se a esse breve histórico, a publicação de uma notícia no site da rádio, no dia 19 de março (” Selecionados no edital serão convocados para garantir cultura e entretenimento em tempos de quarentena”), em que a Prefeitura reafirmava a convocação dos vencedores para assinar contratos a partir do 30 de março.

Passados mais de 30 dias do prazo dado pela Prefeitura/Frei Caneca, nenhum programa teve contrato assinado. A reunião, marcada para o dia 6 de abril foi adiada (sem prazo definido) e, mais grave, a Prefeitura/Frei Caneca não respondeu nossa carta coletiva, enviada no último 28 de abril, assinada por 20 projetos aprovados.

Compreendemos que os esforços da gestão estão voltados ao combate da pandemia, mas não é possível descuidar da cultura, nem descumprir pactos firmados sem comunicação com as partes envolvidas. Além de prejudicar toda uma cadeia produtiva dos programas de rádio, o descompromisso da Prefeitura/Frei Caneca também prejudica os ouvintes da rádio, que deixam de ter conteúdo de qualidade.

Pedimos aqui, junto com o apoio da população, resposta e respeito da Prefeitura do Recife,  Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Frei Caneca para que possamos colocar nossos programas no ar e para que possamos receber o recurso em cumprimento com o edital.

Assinam as equipes dos programas

Audio Mundi

Baile Diamante Negro

Brecha

Histórias do Velho Oeste

Labor

Obá Kossò

Obriganza Experiencia

Pesado – Lapada Para Todos os Gostos

Recife Lo-Fi

Reggae pelo Reggae

Techtrônica

Toca o Terror

Virtuosi no Ar

Vozes de Cor