Coisas Estranhas: Linchamento nos estádios do Sul

Márcio Chagas, ex-árbitro, comentarista, 42 anos, gaúcho. E negro. Decide, em 2014, aposentar-se depois de eleito quatro vezes o melhor árbitro do Rio Grande do Sul1. O Motivo da aposentadoria? Racismo! Em sua última partida, membros do Esportivo Bento Gonçalves depredaram e prenderam bananas ao carro de Márcio. O resultado: multa, indenização e perca de pontos para o Esportivo2, que encaminhou seu rebaixamento no estadual. Além disso, a exaustão e o temor de Márcio, que troca o relvado pelos estúdios de televisão. Vida que seguiu no extremo sul.

Cinco anos depois, Márcio relata para Adriano Wilson as agressões sofridas, agora como comentarista3, entre elas:

Caxias do Sul, para mim, é uma das cidades mais terríveis para trabalhar. Há algumas semanas, fui transmitir um jogo no estádio Alfredo Jaconi e passei uma tarde inteira ouvindo xingamentos. Tive que ouvir que era um preto ladrão, que estaria morrendo de fome se a RBS, a Globo local, não tivesse me contratado, que eles tinham trazido banana pra mim….
– Aprendeu direitinho como roubar o Juventude, né, preto de merda? Se não fosse a RBS, estaria na Restinga roubando ou morrendo de fome.

No dia 5 de março de 2014, o Esportivo jogou contra o Veranópolis, em Bento Gonçalves, uma cidade perto de Caxias, também na serra gaúcha. Essa é a região mais racista do estado. Logo que saí do vestiário já fui chamado de macaco, negro de merda, volta pra África, ladrão.…4

Quantos torcedores presenciaram tais agressões e se mantiveram passivos? Quantos Jornalistas? Dirigentes? Policiais?

Dessa forma, o futebol é quase nada perante a sociedade. Apenas mais um evento doutrinário de reprodução do ódio onde o linchamento de Márcio, assim como de todos negros presentes, é o prato principal. Se o futebol gaúcho insiste em promover o supremacismo, ele deve acabar.

1_ http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2014/04/marcio-chagas-deixa-arbitragem-e-sera-comentarista-da-rbs-tv.html

2_ http://globoesporte.globo.com/rs/noticia/2014/04/punido-em-caso-de-racismo-contra-juiz-esportivo-e-rebaixado-no-gaucho.html

3_ https://esporte.uol.com.br/reportagens-especiais/marcio-chagas-denuncia-racismo/index.htm

4_Grifos meus.