Gincana Ecologica: Circo Brincante do Pina

No seu primeiro dia a Gincana Ecológica tratou da organização do Circo Brincante do Pina. Entre crianças, voluntárias, voluntários e pessoas que vieram acompanhar a atividade a Livroteca Brincante do Pina abriu suas portas para as crianças, que nesta manhã organizaram as apresentações do Circo a ser exibidas na noite.

À tarde rolou uma caminhada pela comunidade, que contou com convite para a apresentação do Circo, anuncio da corrida de barcos da quinta e contação de histórias do Bode, inclusive visitando a casa de Dona Flora, curandeira e uma das primeiras moradoras do bairro, ela mostrou o seu quintal e as suas ervas para o cortejo. Para encerrar o dia, o momento tão esperado: O Circo Brincante! Entre malabares, monociclos, equilibrismos e acrobacias as crianças fizeram a festa na quadra da Livroteca.

O primeiro dia da Gincana terminou, mas essa história não começou ontem e nem vai terminar ao fim da gincana. A história da Livroteca Brincante do Pina é a história contida em muitos livros, é a história de Kcal Gomes, é a história do Bode, são tantas histórias de tantas crianças que passaram por lá desde 1997, ano em que Kcal abriu a sua palafita para as crianças.

A Livroteca Brincante do Pina é um ponto de leitura, cidadania e informação popular, sem fins econômicos. Atualmente tem um acervo de 6000 livros, uma frequência de mais de 50 crianças e uma equipe de voluntários que trabalha dia a dia acreditando no projeto do “traficante de livros”.

Entre as atividades da Livroteca estão: Empréstimo de livros, leitura dramatizada, circo, acompanhamento escolar, artes plásticas, jogos educativos, esportes, Cineclube, capoeira, música social, distribuição de frutas e verduras para colaboradores e famílias que frequentam a Livroteca, Passeios (teatro, zoológico, parques, praias, etc), oficinas diversas, Criação e manutenção de hortas comunitárias na Livroteca e em espaços ociosos como praças, terrenos abandonados e residências. Reciclagem e triagem de lixo. Além de ações preventivas: Prevenção à violência e tráfico de drogas para crianças, jovens e adultos

E sem forma melhor de encerrar este artigo, deixamos o jargão do Poeta: “Cada livro é uma carta de alforria.”