Gincana Ecológica no Bode

Gincana Ecologica 2017

Hoje começa a Gincana Ecológica 2017, evento realizado pela Livroteca Brincante do Pina, grupo que a 20 anos tem um trabalho educativo com jovens e crianças no Bode. A Gincana quer sensibilizar as famílias e pescadores da comunidade do Bode sobre a importância de cuidar do seu ambiente a fim de reduzir a miserabilidade social.

Esta não e a primeira edição da Gincana Ecológica, ela já aconteceu em 2012 e surgiu com a vontade de limpar o rio Capibaribe envolvendo os pescadores e a comunidade. A Gincana consiste em recolher garrafas PET do manguezal. Naquele ano, 4000 garrafas foram recolhidas! Neste ano, a Gincana Ecológica sera um evento de cinco dias, com atividades voltadas ao meio ambiente, incluindo moradia, além de cuidado do ser.

Lixo versus Livros

O recolhimento das garrafas PET será um passo para a inscrição de quem quiser competir na corrida de barcos que acontecerá na quinta e contará com premiações para os barcos campeões. Os barcos irão competir em uma corrida que terá um toque especial. O trajeto será do porto, localizado na comunidade do Bode, até o Shopping Rio-Mar, onde deverão arremessar uma sacola de lixo no Shopping, recolher um livro e retornar ao porto, onde haverá a premiação.

Recentemente o Bode tornou-se manchete em muitos jornais locais devido a onda de assassinatos promovidos pela Polícia, um caso claro de terrorismo de Estado. Porém o que a mídia coorporativa não se dá o trabalho de cobrir é a riqueza cultural da comunidade, seus lutadores e lutadoras. Durante esta semana nós da Rádio Aconchego iremos cobrir a Gincana e junto aos eventos traremos um pouco da história desta comunidade e destas pessoas que trabalham dia a dia para tornar o Bode um lugar especial.  Abaixo lhes deixamos a programação e um convite especial para chegar na Gincana e conhecer um pouco do Pina, do Bode e da Livroteca Brincante.

Programação:

Segunda (17)

10:00 – Atividade circense com crianças
Local: Livroteca
14:30 – Passeio cultural e ambiental no Bode; contação da história do Bode; visita à casa de Dona Flora, curandeira e uma das primeiras moradoras do bairro; observar, reconhecer as plantas e grafitar o nome delas.
Partindo da Livroteca
18:00: Show do Crico Brincante.
Local: Quadra da Livroteca

Terça (18)

14:00 – Passeio de barco no manguezal com vagas limitadas para 10 crianças da Livroteca e pescadores.

Quarta (19)

14:30 – Preparação do Cortejo Literário (que acontecera na sexta). Escrever versos de poesias para o lambe-lambe.
Local: Livroteca
18:30 – Exibição do Cine Bode Expiatório.
Local: Praça Arthur Lício.

Quinta (20)

Até 12:00 os pescadores que juntaram ao menos 50 garrafas PET podem se inscrever na corrida de barco.
Local: Livroteca.
14:00 – Corrida de Barco Brincante (a remo).
Local: Porto.

Sexta (21)

9:00 – Reciclagem das garrafas PET para a construção da sede do Boi do Mangue.
Local: Livroteca/Sítio dos pescadores.
15:00 – Cortejo Literário, lambe-lambe de poesias nos becos e palafitas do Bode.
Partindo da Livroteca.
19:00 – Sarau de poesia, apresentação de bandas locais, microfone aberto.
Local: Praça Arthur Lício.

Aceitamos doações de alimentos, brinquedos, mudas, doces, livros ou qualquer quantia em dinheiro.
A natureza rege o universo, ela vai autorizar ou não essa programação 😉