Programa Homo Geographicus 01

Os grandes planaltos brasileiros, a Ásia das Monções, os domínios morfoclimáticos, os fusos horários, as vegetações, os climas tropicais e essas categorizações geográficas, vistas por todos no ensino básico, acabam por caracterizar a geografia como uma ciência de descrição do mundo. Yves Lacoste em sua mais conhecida obra “A GEOGRAFIA – ISSO SERVE, EM PRIMEIRO LUGAR, PARA FAZER A GUERRA” fala da geografia escolar, como
“Uma disciplina maçante, mas antes de tudo simplória, pois, como qualquer um sabe ‘em geografia nada há para entender, mas é preciso ter memória’. De qualquer forma, após alguns anos, os alunos não querem mais ouvir falar dessas aulas que enumeram, para cada região ou para cada país, relevo – clima – vegetação – população – agricultura – cidades – indústrias”.
Muitas vezes a geografia que nós conhecemos ou nos recordamos é ainda aquela geografia de “síntese” que nossa professora comentava. No entanto, a Geografia como ciência percorreu um longo caminho, assim como as demais ciências a geografia teve diversas renovações teóricas e epistemológicas a partir do contexto histórico-geográfico em que se encontrava. (…)
A história do pensamento geográfico é longa e cheia de discussões teóricas e epistemológicas. A geografia se renovou muitas vezes, desde os primeiros estudiosos/naturalistas com as expedições marítimas e a contemplação da paisagem, o mais conhecido é o Alexander Von Humboldt com sua obra cosmos (NÃO É O DO CARL SAGAN).
Mais a frente temos a Geografia Clássica, tendo F. Ratzel e Vidal de La Blache como antagonistas, com novas abordagens metodológicas, muitas advindas do positivismo de Augusto Comte. A Nova Geografia rompeu com a abordagem vigente, trazendo o neopositivismo, tendo como núcleo de fundação o Círculo de Viena com preposições rigorosas para a ciência moderna, entre elas o objetivismo, o verificacionismo e o uso da lógica-matemática.Tais critérios foram utilizados na Nova Geografia, com o uso de modelos matemáticos e estatísticos. Por fim, nasce como reação a Nova Geografia a Geografia Crítica, corrente de pensamento muito influente, principalmente, pelo marxismo e a fenomenologia.
Afinal de tudo, os problemas da geografia só dizem respeito aos geógrafos? Quais os intuitos de tal ciência? A geografia serve para quê e para quem? Como anda a geografia hoje?