Desperdício de alimentos:
Mais de 1 bilhão de toneladas de kgs de alimentos são jogados foras por ano.
Com essa quantidade de comida, daria pra matar a fome de 840 milhões de pessoas.
Com mudanças simples no seu dia-a-dia você pode ajudar a diminuir esse desperdício que é tão grande. Vamos de dar algumas dicas de como fazer isso no programa que está começando agora.
O que é aproveitamento integral dos alimentos?
Como o próprio nome já fala, seria aproveitar totalmente o alimento, utilizando folhas, cascas, sementes e talos das frutas e vegetais. Coisas que na maioria das vezes jogamos fora.
Benefícios:
Mais Nutrientes na refeição (fontes de fibras, vitaminas e minerais)
Baixo custo (você vai complementar suas receitas sem gastar nada além)
Diminui Lixo orgânico (Menos lixo acumulado, menos dinheiro gasto em vão e melhor distribuição de mantimentos)
Dicas de como diminuir o desperdício:
1- Comprar Bem:
Evite comprar o que não está faltando, escolha alimentos da safra, que possuem mais nutrientes, menor preço, mais durabilidade e menor quantidade de agrotóxicos.
2- Conservar Bem:
É importante guardar as comidas nos locais adequados para evitar que fiquem ruim rápido.
Separar e guardar o que for de geladeira, fruteira, congelador. Uma dica legal é porcionar as frutas, legumes e carnes já temperadas e congelar!
3- Higienizar Bem:
Colocar em solução de hipoclorito ou água sanitária os alimentos por 15 min e após lavar em água corrente um a um a fim de evitar germes, bactérias, isso aumenta a vida de alimentos perecíveis, principalmente de vegetais folhosos.
4- Preparar Bem:
Faça a quantidade de comida para a sua família de maneira que não sobre muito, utilize as cascas, talos, folhas e sementes sempre que possível nas preparações.
Dicas de preparações:
-Casca de banana: Dá pra fazer bolo de banana com ela
-Folha de cenoura e beterraba: Podem ser usadas para incrementar junto com o alface na salada crua.
-Casca de abacaxi: Pode usar para fazer chá ou utilizar para preparar suco junto com a polpa, é importante não esquecer de coar.
-Semente de jerimum: Pode torrar no forno ou frigideira com um pouco de sal e azeite e consumir como petisco ou lanche.
-Talos de couve flor, couve manteiga: são ótimos para misturar na farofa ou podem ser colocados na sopa também.
Receita: Pegar os talos do alface, coentro, aipo, couve e outros vegetais folhosos, junto com cascas de alho, sementes de pimentão e tomate, cascas de batata, cenoura, chuchu, abobrinha, pepino entre outros e armazenar até que renda uma quantidade razoável; Posteriormente é só lavar em água corrente e colocar tudo em uma panela com água (até cobrir) e levar ao fogo baixo até ferver, deixando por aproximadamente 20min. Isso vai render um caldo de legumes saboroso e nutritivo que pode ser utilizado para o preparo de sopas, carnes e para incorporar molhos! Pode ser armazenado na geladeira por uma semana e no congelador por um mês.