S. B. #11 – Grandes discos nacionais pouco conhecidos – Cólera X Ratos de Porão – Ao vivo no Lira Paulistana (1985)

Deixe sua cabeça funcionar. Final de 2020 e a persistência em projetos autônomos nos mantém fieis em tempos melhores. Nesse momento de confusão e aflição, as referências clássicas nos ajuda a pensar em novos caminhos. Nada será como antes, mas como é importante ter em mente que a violência e a desigualdade sempre têm seus adversários\as. E com esse espírito combativo fincado em todo um passado e um presente de resistência, nada nos faz crer que não haverá um futuro também, que Júlio Oliveira apresenta o décimo primeiro Sessão Barulho. O título, um tanto extenso, sugere o que há de ser descoberto, ainda que esteja ali logo em nossa frente.

Sessão Barulho #11 – Cólera x Ratos de Porão

Nessa primeira parte do Grandes Discos Nacionais pouco Conhecidos, nada mais, nada menos que Cólera e Ratos de Porão. No split de 1985, gravado ao vivo na Lira Paulistana.

PARTE 1 – LADO A

01 – Colera – 1.9.9.2.

02 – Colera – Quanto Vale a Liberdade

03 – Colera – Duas Ogivas

04 – Colera – Funcionarios

05 – Colera – X.O.T.

06 – Colera – Gritar

07 – Colera – Alucinado

08 – Colera – Nao Existe Mais

PARTE 2 – LADO B

09 – Ratos de Porao – Anos 80

10 – Ratos de Porao – Para Que Zelar Pela Paz

11 – Ratos de Porao – Morrer

12 – Ratos de Porao – Asas da Vinganca

13 – Ratos de Porao – Agressao – Repressao

14 – Ratos de Porao – Obrigando a Obedecer

15 – Ratos de Porao – Nao Podemos Falar

16 – Ratos de Porao – Condenado

17 – Ratos de Porao – Nao Me Importo

18 – Ratos de Porao – Crucificados Pelo Sistema

19 – Ratos de Porao – FMI

20 – Ratos de Porao – Pobreza

Vamos iniciar o hábito de deixarmos textos para contextualizar melhor cada programa. Antes disso, se você nesse momento for um dos poucos que podem apoiar monetariamente a comunicação livre e popular, acessa o nosso link para doação na página inicial desse blog. A Rádio Comunitária Aconchego faz um trabalho sério e precisa de você. Qualquer dúvida entre em contato conosco, teremos o maior prazer em responder.

Cólera

Cólera é uma das mais importantes e primeiras bandas da cena punk brasileira juntamente com Ratos de Porão formada em 1979 pelos irmãos Edson “Redson” Lopes Pozzi (guitarra e vocais) e Carlos “Pierre” Lopes Pozzi (bateria) e Helinho (baixo) que mais tarde foi substituído por Valdemir “Val” Pinheiro, foi uma das primeiras bandas de punk brasileiras porque 2 anos antes o punk havia estourado mundialmente chegando ao Brasil em 79 e com isso Cólera foi uma primeiras a serem formadas e a que ainda esta na ativa comemorando 30 anos com shows pelo Brasil

Fonte: Sistemados Pelos Caos

Ratos de Porão

Banda brasileira formada em 1981, em São PauloBrasil. Em plena afirmação do movimento punk internacional, o guitarrista Jão (João Carlos Molina Esteves), o seu primo baterista Betinho (Roberto Massetti) e o baixista Jabá (Jarbas Alves) decidem formar uma banda. A ideia, nascida em 1981, aconteceu depois de o trio ter assistido a uma atuação de três bandas brasileiras que já subscreviam as fórmulas punk. Como nenhum deles sabia tocar algum instrumento, o passo seguinte foi ensaiar intensivamente. A primeira atuação pública aconteceu no ano seguinte, numa escola de Pirituba…

Infopédia

Lira Paulistana

O Teatro Lira Paulistana, também conhecido como Lira Paulistana ou Lira, foi um teatro e centro cultural da cidade de São Paulo. Em setembro de 2014, um dos fundadores do Lira Paulistana, lançou o livro “Lira Paulistana – Um delírio de porão”[1], onde conta a trajetória do Lira. A obra contém depoimentos dos fundadores e de artistas que lá se apresentaram. Tem um vasto material iconográfico — cartazes, filipetas e fotos dos shows, discos lançados pelo selo Lira Paulistana, depoimentos de artistas e de produtores e jornalistas sobre o teatro que fez fama na cidade de São Paulo…

Wikipédia

Split

Os splits álbuns são lançamentos que trazem músicas de dois ou mais artistas. Foram muito usados, principalmente por grupos iniciantes, que lançavam mão desse expediente por inúmeros motivos, desde os financeiros quanto o de parceria de bandas com diferentes graus de popularidade.

Consultoria do Rock

Não sabemos quando será o próximo programa. O ritmo do isolamento social vai sendo modificado pela normalização das atividades profissionais em meio ao caos. Adoramos produzir o Sessão Barulho, mas nem sempre o tempo e as condições são gentis. De toda forma, quando rola é de verdade. Acessem a nossa web rádio, já que por enquanto estamos sem transmissão na FM, para ouvir a programação mais que bacana da rádio, e todas as quartas, às 21 horas, terá alguma produção do Estúdio Cara de Rato.

Estamos fundamentados num projeto do caralho chamado Rádio Comunitária Aconchego. Contribuir para a manutenção disso já nos basta. Queremos mais, sem dúvida, mas é tudo consequência. Agradecemos muito aos\às ouvintes, que nos alimenta com força de vontade para tocar o Curto Circuito Underground. Se não nos ouvirmos até 2021, continuem colocando pra foder em tudo que nos diminui.

O Sessão Barulho #11 contou com os trabalhos do Estúdio Cara de Rato. Júlio Oliveira, na apresentação, roteiro e pesquisa musical, Filipe Francisco, na pesquisa musical, e Diego Gosma, na edição e texto para o blog.

O Curto Circuito Underground e a Sessão Barulho podem e devem ser aproveitados livremente, exceto por iniciativas com finalidades lucrativas e/ou ideais fascistas, fundamentalistas e conservadores.