Toca do Saci #06 Audacity

O tema desta Toca do Saci é: edição de áudio com Audacity.

Gravar e editar áudios é nossa tarefa do dia a dia aqui na Rádio Comunitária Aconchego. Neste programa vamos apresentar o Audacity, um editor de áudio potente que é nosso pau para toda obra.

Dominar esta ferramenta é essencial para termos autonomia na produção de peças radiofônicas, desde uma entrevista passando pelas miúdas vinhetas e chegando até um programa de rádio completo, recheado de efeitos e transições.

Nos últimos anos estamos assistindo ao esperado boom dos podcasts. O ano do podcast já vinha sendo anunciado a mais de dez anos =P, mas parece que 2020 foi realmente selado com o reconhecimento desta mídia.

Para além do reconhecimento, produzir podcast pode se tornar uma fonte de renda. Além de trabalhar diretamente editando podcast para terceiros. Recentemente diversos editais foram abertos com a possibilidade de produção de podcast. Esta pode ser uma oportunidade para seu coletivo aliar uma forma de financiamento com a difusão de suas pautas. Em todos estes cenários, o Audacity é uma ferramenta fundamental.

Assinar a Toca do Saci

Contatos:

Telegram: @aconchego

Mastodon: @saci@bantu.social

E-mail: radioaconchego@riseup.net

Telefone: +55 (81) 9 9721 5409

Produção:

Roteiro e apresentação: Saci Pererê

Edição: Gus Cabrera

Créditos:

Capa