Agredecimentos e bola pra frente

Nós da Rádio Comunitária Aconchego gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que manifestaram apoio e que mostraram preocupação com o fato de termos saído do ar. Para nós são muito importantes estas demonstrações, que nos fazem ter mais energia para seguir trabalhando com Comunicação Comunitária, uma tarefa que abraçamos mesmo sem nenhum suporte financeiro além do tempo das pessoas que trabalham na Rádio. Todas as colaborações foram muito bem vindas.

Originalmente nós pensamos em pedir as pessoas uma contribuição de 50 reais, almejando chegar em algo perto de 1000 reais o que nos possibilitaria adquirir novo equipamento com propriedade físicas que nos permitiria uma expansão considerável. Durante 2 anos operamos com equipamento de baixíssima potência, porém sempre com a dedicação e organização compatível com o alcance que sonhamos em ter. Agora devido ao suporte de algumas pessoas e organizações nós estamos nos aproximando desse sonho.

Algumas pessoas perguntaram se faríamos uma campanha de financiamento coletivo. Nós estamos encarando este processo de pedir ajuda como uma forma um pouco crua de financiamento coletivo, porém estamos cogitando nos organizar para no próximo ano fazer uma campanha de financiamento que possa abarcar nossas necessidades de manutenção e produção de conteúdo menos emergenciais. Estamos nos organizando também para retribuir a atenção e solidariedade que nos foi passada nessas semanas. Até agora pensamos em uma oficina de Comunicação Comunitária, caso vocês tenham outras ideias ou queiram nos ajudar nesta é só chegar junto e conversar conosco. Queremos aproveitar para mandar um especial agradecimento ao Projeto Criaturas Urbanas com o qual estamos construindo processos artísticos e comunicativos solidários.

Vale ressaltar que, devido ao “piripaque” que se abateu sobre nosso equipamento, nós deixamos de transmitir em FM, porém isto não significa que tenhamos parado nossas atividades. A Rádio também emite via internet (orelha.radiolivre.org:8000/aconchego). Fora o trabalho diretamente radiofônico nós também mantemos outras atividades que seguiram firmes: alimentação do nosso blog (radioaconchego.milharal.org/), atividades no prédio do Sistema Integrado de Saúde (SIS) e apoio a atividades culturais nos bairros vizinhos. Isto para dizer a vocês que quando realizamos o chamado por ajuda, o fizemos baseado em um emergência.

Conseguimos apoios que nos deixaram muito felizes, porém ainda precisamos de mais algumas colaborações para finalizar esse ciclo. Lembramos que colaborações podem ser de várias formas, inclusive não monetárias. Na verdade, principalmente não monetárias!

Existem outras formas de contribuir com esse projeto de Comunicação Comunitária que habita a zona oeste do Recife. Se você curte música, pesquisa, ouve, dança, etc, não haveria lugar melhor para espalhar esse hobby que uma Rádio, aqui você pode organizar listas para tocar, enviar artistas para entrarem nas nossas listas já existentes, ou ainda, caso tenhas um tempinho, assumir um horário na nossa grade de programação. Caso você se identifique com a Rádio ou com algum dos trabalhos que realizamos, nós estamos de braços abertos para receber serviços que venham a nos ajudar a construir um meio de Comunicação Comunitário mais forte e efetivo. Nós também habitamos um prédio massa e cheio de gente ótima e super receptiva ao conhecimento, podem ser oficinas, palestras, vivências, a forma e o conteúdo que lhe aprouver compartilhar conosco. Se você mora pertinho, passa aqui para conversar conosco, vocês não sabem como isso nos anima! Boas energias e vibrações positivas também são super bem vindas. Por último lembrar que quando a coisa aperta nós saímos para vender camisas, caso tenham interesse é só nos contactar.

Por enquanto achamos que é isso. Se você quer saber mais sobre a gente ou sobre nossos trabalhos entra em contato conosco em https://radioaconchego.milharal.org/contato/ ou pelo nosso email: radioaconchego@riseup.net. Em breve habitaremos outras plataformas “mais instantâneas” de comunicação (apesar de serem proprietárias e carregadas de contradições – operamos em software livre).

Seja qual for o meio, a perspectiva é autonomia e descolonização tecnológica sempre

:*