Escute a Rádio Aconchego no seu celular

Chegou a notícia que todo mundo esperava: Rádio Aconchego a um clique de você. Antes, porém, um pequeno procedimento, que iremos explicar neste post, e aí sim.

O aplicativo que usaremos para sintonizar a Rádio Aconchego é o “Transistor“, porém este aplicativo não está presente no lojinha do googli, e aí você me pergunta: por quê?

Porque o Transistor é Software Livre e para baixar aplicativos livres você vai precisar baixar o aplicativo F-Droid que é uma loja de aplicativos livres. Durante a instalação de ambos aplicativos o seu sistema operativo Android irá pedir para você alterar configurações de segurança para poder instalar aplicativos de outras fontes que não venham da loja do googli.

Pois bem, o F-Droid você baixa pelo navegador (neste link) e executa. Após a instalação pode ser que não apareça nada, mas ele está carregando o repositório de aplicativos. É só esperar um pouquinho e depois de atualizadas as fontes do F-Droid você irá buscar o Transistor. Como os celulares bloqueiam “fontes externas” que não a própria loja,  antes da instalação será pedido novamente para você liberar que o app seja instalado. Será aberta automaticamente as configurações para que você “Permita instalação por fonte externa” (ou algo similar), após permitir e instalar você poderá executar o aplicativo e aí vocês simplesmente adicionam o link do nosso streaming: http://orelha.radiolivre.org/aconchego

Só dar o play!

Atenção a execução de uma rádio online irá consumir sua franquia de dados como se fosse um download, recomendamos escutar em ambientes com wifi =]]

PS: Se você não entende bem o que é Software Livre e porque eles não estão na lojinha do googli, espera um pouquinho que em breve teremos postagens sobre o assunto aqui no blog.