Informativo Radioativo 18-04-2018

Funcionário da Jeep morre em acidente de trabalho

Um funcionário da fábrica da Jeep, localizada em Goiana, na Região Metropolitana do Recife, morreu na tarde desta segunda-feira (16) após ser atingido por um stamp, espécie de container com aproximadamente 60 quilos, que carrega peças fabricadas pela empresa. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE), Vanderson Milton da Silva, de 23 anos, chegou a ser socorrido para o Hospital Memorial de Goiana, mas morreu no local do acidente.

O acidente ocorreu na área de apoio a prensas, em que são movimentados os moldes a serem utilizados pelo equipamento. Segundo o presidente do Sindmetal-PE, Henrique Gomes, o Ministério do Trabalho e o Ministério Público de Pernambuco serão acionados para averiguar o caso.

Em nota, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) lamentou o ocorrido e afirmou que prestou imediata assistência ao colaborador acidentado e o removeu ao hospital para continuidade dos socorros necessários. A empresa também alegou prestar assistência à família do trabalhador e reforçou que a área onde aconteceu o acidente conta com normas operacionais e procedimentos de segurança muito rigorosos.

Fonte: Folha PE

Audiência Pública sobre imóveis abandonados e a moradia popular

Nesta quinta-feira (19/04) acontecerá audiência pública que pretende debater temas caros à todas as cidades contemporâneas: a função social de imóveis abandonadas e as possiveis ações de realocação destas para moradia popular.

Estima-se que a cidade do Recife atualmente possui um déficit habitacional de 70 mil unidades, o que faz com que milhares de famílias tenham que viver nas ruas ou em situações extremamente precárias, em áreas insalubres ou de risco, vivendo diariamente sob o risco de serem removidas.

Na última sexta-feira (13), a Habitat para a Humanidade Brasil lançou um relatório inédito, identificando 42 prédios abandonados ou subutilizados apenas no bairro de Santo Antônio, na região central do Recife.

A situação de abandono e subutilização de propriedades, que deveriam cumprir função social e poderiam servir como moradia popular, por exemplo, não é exclusividade do bairro de São Antônio e pode ser facilmente identificada em vários pontos da cidade.

A partir desse estudo, destaca-se a situação cada vez mais acirrada de injustiça fiscal e social na cidade, que tem a ausência de políticas públicas para habitação como um agravante.

A audiencia ocorre na Câmara Municipal do Recife às 14h desta quinta-feira, 19 de abril.

Natação: piscinas do parque aquático da UFPE voltam a funcionar

Interditado desde o segundo semestre de 2017, o parque aquático do Núcleo de Educação Física e Desportos (NEFD) da UFPE, no Campus Recife, na Cidade Universitária, foi reaberto para toda a comunidade.

O parque aquático é composto por duas piscinas: a olímpica, com 1.250 m², e outra aquecida, com 72 m². Durante o período em que esteve fechado, o local passou por serviços de recuperação onde foi realizada a requalificação das piscinas.

No inverno do ano passado, as chuvas torrenciais que assolaram a Região Metropolitana do Recife prejudicaram a casa de máquinas, coração das piscinas quanto à filtragem e higienização. As bombas do mecanismo que ficam no subsolo do parque aquático queimaram com a quantidade de chuvas.

Além de ser utilizado por alunos da graduação e da pós-graduação em Educação Física, o parque atende ao público geral através de cursos de natação voltados para crianças, jovens, adultos e idosos.

Os interessados em se exercitar nadando precisam comparecer à secretaria do núcleo para informações sobre horários e turmas disponíveis. O telefone do Núcleo de Educação Física e Desportos é o (81) 2126-8462.

Fonte: portal Poraqui News

Lançamento Minidoc Mulheres do SIS #2 com Conceição

Horários do programa Mulheres do SIS:
Quinta – 13h
Sábado – 15h
Domingo – 10h

Mulheres do SIS #2

Prato Cheio reestreia

O programa irá ao ar nas terças às 9h. Aqui você pode escutar as edições antigas.

Oficina de serigrafia artesanal

Na próxima quinta-feira 19, às 9h da manhã, realizaremos o primeiro encontro da oficina de serigrafia artesanal para imprimir camisas e/ou cartazes. O encontro será no prédio do Serviço Integrado de Saúde (SIS) e terá como objetivo criar uma tela para impressão, com a temática de #lulalivre.

A oficina é aberta para todas as pessoas que tenham interesse no tema e em aprender a técnica de serigrafia artesanal.

Acontecerá um segundo encontro no dia 26 de abril, para imprimir as telas criadas.

SIS – Rua Lindolfo Collor, 65, Engenho do Meio.

Aécio Neves vira réu no Supremo por corrupção e obstrução de Justiça

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (17) receber a denúncia contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por suposta prática de corrupção passiva e obstrução de Justiça. Com isso, o senador será transformado em réu pela primeira vez.

Por unanimidade, os cinco ministros da turma (Marco Aurélio Mello, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Rosa Weber e Alexandre de Moraes) admitiram a abertura de processo por corrupção e, por 4 votos a 1, por obstrução de Justiça – neste caso, o único voto contrário foi o de Alexandre de Moraes.

Com a aceitação da denúncia, Aécio passa a responder ao processo penal na condição de réu e poderá contestar a acusação com novas provas. Só ao final da ação poderá ser considerado culpado ou inocente, em julgamento a ser realizado pela mesma turma do Supremo. Terminado o julgamento, o senador afirmou que provará a ‘absoluta legalidade e correção’ de seus atos.

Junto com o parlamentar, foram denunciados pela PGR e também responderão como réus a irmã dele, Andréa Neves da Cunha, o primo Frederico Pacheco de Medeiros e Mendherson Souza Lima, ex-assessor parlamentar do senador Zezé Perrela (MDB-MG), todos por corrupção.

Aécio foi acusado em junho do ano passado, em denúncia da Procuradoria Geral da República, de pedir propina de R$ 2 milhões ao empresário Joesley Batista, dono da J&F, em troca de favores políticos; e também de tentar atrapalhar o andamento da Operação Lava Jato. Uma conversa entre os dois foi gravada pelo empresário. Andréa Neves teria pedido o dinheiro a Joesley e os outros dois acusados teriam recebido e guardado quatro parcelas de R$ 500 mil em espécie.

Fonte: portal G1

Líder quilombola é assassinado no nordeste do Pará

A Polícia Civil do Pará investiga a suspeita de crime de execução para o assassinato do líder quilombola Nazildo dos Santos Brito, de 33 anos, da Comunidade de Remanescentes de Quilombo Turê III, na divisa dos municípios de Tomé-Açu e Acará, no nordeste do Pará.

Seu corpo foi encontrado em um ramal da comunidade neste domingo (15) com marca de tiros nas costelas e na cabeça. Segundo a polícia, a motocicleta e objetos pessoais da liderança não foram levados pelo autor dos disparos, daí a suspeita de execução.

Conforme informações da Delegacia do Distrito de Quatro Bocas, o crime aconteceu por volta das 19h30 de sábado (14) no ramal da Roda D’Água, a caminho do quilombo Turê III, na zona rural de Tomé-Açu. De acordo com a investigação, apesar das característica de execução ainda não há informações sobre a motivação e nem pistas sobre o responsável pelo crime.

Nazildo dos Santos Brito, ex-presidente da Associação de Moradores e Agricultores Remanescentes Quilombolas do Alto Acará, era ameaçado de morte por denunciar crimes ambientais na região. De acordo com o Ministério Público Federal (MPF) do Pará, ele estava no programa de proteção, no entanto, não recebia a segurança solicitada à Secretaria de Segurança Pública (Segup).

Desde 2015, Nazildo respondia à oito processos, sendo acusado de crimes de perturbação, invasão, ameaças, furto e roubo impetrados pela empresa Biopalma da Amazônia S/A, subsidiária da Vale, na Comarca de Acará.

A liderança quilombola, junto com indígenas Tembé, comandou a ocupação da empresa Biopalma, em 2015, para denunciar desmatamento ilegal, poluição de agrotóxicos nos mananciais de Tomé-Açu. Durante o protesto foram incendiados veículos e tratores da empresa. A Biopalma produz óleo de palmiste para as indústrias farmacêuticos, cosméticos, óleos-químicos e produtos de higiene pessoal em Aracá.

Fonte: Agencia pulsar e amazônia real

Federação de planos de saúde apresenta proposta que decreta o fim do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) completa 30 anos em 2018, mas seu futuro é incerto diante de projeto defendido pelas empresas, por meio da Federação Brasileira de Planos de Saúde (Febraplan). O novo sistema foi apresentado no Primeiro Fórum Brasil – Agenda Saúde, na última semana. Segundo o projeto, em 2038 apenas 50 por cento da população terá acesso ao SUS, e o sistema seria privatizado.

Ainda de acordo com a federação, a outra parcela de usuários seria obrigada a contratar um plano privado ou pagar exames e consultas particulares caso precise de atendimento médico. Durante o seminário foi apresentada a proposta de desconstrução do SUS por meio de sua capacidade de financiamento.

Segundo o deputado federal Esperidião Amin (PP-SC), a justificativa está no fato do SUS ser “um projeto comunista cristão”. De acordo com Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde e professor de Medicina na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), a proposta é uma aberração.

Alexandre Padilha, também ex-ministro da Saúde, lembra que o atual governo e empresários têm interesse em sufocar o SUS e forçar os brasileiros a comprarem planos de saúde. Segundo Padilha: “Quando aprovaram a regra de congelar os recursos públicos por 20 anos, na prática isso prepara o terreno para uma ideia de retirar o papel do SUS de atender as pessoas, piorando mais o atendimento, obrigando-as a migrar para o serviço privado. O dinheiro está à frente da saúde.”

Padilha explica ainda que o projeto trata a saúde como mercadoria, não como um direito universal e gratuito previsto na Constituição Federal de 1988.

Pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revelou que 70 por cento dos brasileiros dependem do SUS para ter atendimento médico.

Fonte: Agencia pulsar

Eventos:
Boi da Mata

A Brincadeira do Boi da Mata é uma concentração de atividades que visa uma melhor interação entre seres-humanos e Natureza, buscamos com a valorização da Comunidade e da Cultura Popular propor um ambiente saudável e de cuidado mutuo.

*** PROGRAMAÇÃO ***

9h- trilha na mata da Ur-07
*Venha alimentado
*Use roupas leves, confortáveis que protejam o corpo e sapato baixo
*Traga lanches leves e água
*R$ 5,00

13h- Almoço
*Feijoada Vegana
*R$ 15,00

18h- Cortejo do Boi da Mata**

**Contribuição Livre

Como Chegar?

*Descer logo após a subida da ladeira da ur7 para a trilha (Campo da Granja), para demais atividades segunda parada ou primeira à esquerda (rua do colégio.

-Ônibus Ur7
Av. Cond. Boa Vista
Ao lado da Restauração
Av. Caxangá.

Carro/Bicicleta
Na Caxangá, sentido cidade-subúrbio, dobra à esquerda no Pe. Ciço ( UPA do lado direito), segue em frente e, no final da rua, dobra à direita pra subir o ladeirão e chegar!

Boa Brincadeira a tod@s!

Contatos:
– 979164620 (Olegário)
– 983063444 (Nathália)

Cultural de Resistência Trans
“Liberdade para mim é isto: não ter medo” – Nina Simone

Liberdade, Resiliência e Resistência são o que nos fazem continuar a lutar. E é por isso que Dália Costa convida a todes para uma ação cultural e política em memória a um mês de agressão sofrida pela mesma no campus da UFPE. Queremos lembrar que nada disso passará em branco, nada disso será esquecido e continuamos a exigir justiça!

Será um momento tanto para integração e valorização da população LGBT, população negra e população periférica quanto para reflexões e debates sobre as condições sociais de vulnerabilidade em que vivemos. Não aceitaremos essas condições calades!!

“O que vai ter mesmo?”

**PERFOMANCES**

**DJ’s**

**EXPOSIÇÕES DE ARTE**

**MOMENTOS DE FALAS E DEBATES**

Além de cortes de cabelo, design de sobrancelhas, barracas de comidinhas, sorteios etc…

Local: Movimento dos trabalhadores cristãos – rua gervasio pires 404 – boa vista
horário: domingo 22 de abril de 10 as 18h

Horários do programa

Segunda: 8h [[AO VIVO]]

Terça: 20h (reprise)

Quarta: 8h [[AO VIVO]]

Quinta: 20h (reprise)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

What is 8 + 6 ?
Please leave these two fields as-is:
IMPORTANT! To be able to proceed, you need to solve the following simple math (so we know that you are a human) :-)