Mitos e Verdades da Nutrição – parte 1

A nutrição é um assunto que realmente dá o que falar. Todo mundo tem algum palpite, alguma dica ou alguma dieta infalível para perder peso. Provavelmente você já ouviu alguém falar que água em jejum emagrece, não é?

Acontece que todos os dias se descobrem coisas novas sobre os alimentos, seus nutrientes e suas propriedades. O que hoje a gente acha que faz bem, no futuro, pode não fazer tão bem assim. Isso porque os alimentos contém nutrientes e também antinutrientes. É por esse motivo que a melhor alimentação é aquela que é variada e natural.

No programa de hoje nós vamos acabar com alguns mitos sobre alimentos, dietas e nutrientes. Dizer o que é verdade. O que ainda não é bem sabido. E dar algumas dicas sobre alimentação saudável.

Dietas da moda:

Alimentos sem glúten e/ou sem lactose fazem mal?

Primeiro é bom esclarecer o que são esses componentes tão temidos e odiados hoje em dia. O glúten é uma proteína presente em cereais como o trigo, centeio e a cevada, que tem a função de dar a elasticidade e a forma dos subprodutos desses alimentos. Existem algumas pessoas que sofrem de doença celíaca, que é a alergia ao glúten. Quando essas pessoas ingerem algum alimento com essa proteína, ocorre uma reação de inflamação no intestino, que podem impedir a absorção dos nutrientes.

Já a lactose é o açúcar natural do leite e laticínios. Os intolerantes à lactose são deficientes da enzima que quebra esse açúcar, a Lactase, provocando a fermentação dela no intestino e causando muito desconforto, distensão abdominal, gases e diarreia.

Mas é importante salientar que esses sintomas só ocorrem nos portadores dessas doenças, e por isso não há indicação de restringir o consumo desses alimentos para pessoas saudáveis. Por isso é mito. Alimentos sem glúten e sem lactose não fazem mal para a população saudável, podendo ser consumidos sem medo.

Dieta detox é mais saudável? Faz bem realmente?

É verdade, mas nem tanto. A Dieta detox é composta por vários tipos de preparações, sucos, chás e coquetéis, que prometem “limpar” o organismo de toxinas e reduzir a produção de radicais livres, que são prejudiciais às células do organismo.

Pelos alimentos que compõem esse tipo de dieta, e possui baixo valor calórico, o que pode auxiliar na perda de peso. Mas ela não pode ser seguida por um longo período de tempo porque muitos alimentos importantes são restringidos, o que pode levar à sérios prejuízos para a saúde.

Os benefícios da dieta detox ocorrem por causa dos alimentos in natura, como frutas e hortaliças, minimamente processadas. Esses alimentos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres e contém poucas calorias. Por isso, uma alimentação com grande variedade desses alimentos, não necessariamente a dieta detox, auxilia no controle do peso e na manutenção da saúde.

Alimentos Termogênicos emagrecem?

Alimentos termogênicos são aqueles que aceleram o metabolismo. Alimentos que são conhecidos como termogênicos são algumas frutas, verduras, café, chás, especiarias e ervas como pimenta, chá verde, canela e gengibre. Nesses alimentos contém alguns fitoquímicos que causam este efeito de acelerar o metabolismo e às vezes aumentar da oxidação de lipídeos. Mas a coisa não é tão simples: existem grandes diferenças entre o consumo do alimento e a administração isolada daquelas substancias. Infelizmente, os resultados com a ingestão dos alimentos são fracos e as quantidades de consumo não estão determinadas. Então ainda é considerado mito.

Apesar disso, ervas e especiarias e outros temperos naturais são muito úteis na elaboração de preparações culinárias, já que incrementam seu sabor, diminuindo ou mesmo eliminando a necessidade de adição de sal.

Faz mal tomar liquidos durante as refeições?

A ingestão de grande volume de líquidos durante as refeições principais pode resultar em distensão no estômago, dificultando a digestão. Porém, se esta ingestão for em quantidades moderadas (até um copo americano), em geral, não será prejudicial.

Mas temos que ficar de olho: algumas pessoas consomem o líquido durante a refeição para facilitar a deglutição, não mastigando completamente os alimentos. É importante ressaltar que a mastigação adequada é fundamental para a saciedade, a boa digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes.

Então é verdade, é recomendável evitar líquidos durante as refeições principais, mas se for tomar algo. melhor que seja água.

Canjica, cerveja preta e quinoa é bom pra mães que amamentam?

Supermito. Não existe comprovação científica de que a ingestão de canjica, cerveja preta, quinoa e outros alimentos aumenta a produção de leitematerno.

Os únicos fatores reconhecidamente responsáveis pelo aumento da produção do leite materno são a sucção do bebê e a hidratação materna. As bebidas alcoólicas, inclusive a cerveja preta, devem ser evitadas por lactantes, uma vez que o etanol pode alterar a composição do leite, afetando o desenvolvimento da criança e até inibindo o reflexo de descida do leite.

O ovo aumenta o colesterol?

O ovo é um alimento fonte de vários nutrientes, como vitaminas A, D, E, B2,B9, B12 e colina. A clara é rica em proteínas e a gema em lipídeos, vitaminas, minerais e compostos bioativos que melhoram os a inflamação e os níveis plasmáticos do conhecido colesterol bom, quando inseridos em uma alimentação saudável.

Apesar de o ovo ser rico em colesterol, a ingestão de um ovo ao dia para a população em geral, inclusive pessoas dislipidêmicas, não aumenta os níveis séricos de colesterol e o risco cardiovascular, desde que se mantenham hábitos de vida saudáveis.

Água em jejum emagrece? E o Chá de hibisco?

É importante esclarecer que não existe comprovação científica de que a ingestão de água em jejum ajude no emagrecimento. O que auxilia na redução de peso é alimentação variada e equilibrada, associada à atividade física e a outros hábitos de vida saudáveis. Mas a ingestão de água, seja em jejum ou nos intervalos entre as refeições, é fundamental para manter a boa hidratação e a saúde do organismo.

Quanto ao chá de hibisco, estudos têm demonstrado efeitos terapêuticos como: diurético, hepatoprotetor, hipocolesterolêmico, antihipertensivo, anticarcinogênico, antioxidante. Esse chá pode auxiliar na redução da retenção hídrica e do inchaço de membros inferiores e superiores o que pode influenciar na redução do peso corporal. Mas, isso não quer dizer que o indivíduo emagreceu com o chá de hibisco e sim que o chá reduziu a retenção hídrica. Para a redução da gordura corporal, é necessário adequar a alimentação

Alimentos light e diet são mais saudáveis?

Alimentos diet ou light não necessariamente são isentos de calorias e açúcar. Por exemplo, muitas vezes, quando o conteúdo de gordura do produto é reduzido, há aumento no teor de açúcar, ou vice-versa, para manter sua aparência e textura. Os alimentos diet e light são produtos ultraprocessados e devem ser evitados, dando-se preferência a alimentos in natura, minimamente processados e preparações culinárias.