Mulheres do SIS #1


A protagonista deste MiniDoc é Marlene Maria da Silva, de 53 anos, nascida em Nazaré da Mata.
Ela fala de como as práticas integrativas mudou sua forma de se relacionar consigo mesma e com as pessoas.

“Se você conseguir ficar conectada olhando nos olhos de quem ta em sua frente, você consegue ver algo muito importante, coisas que você não vê se passar despercebido”.

Esta série de podcast são mini documentários semanais gravado com as mulheres usuárias das práticas integrativas de saúde.

O documentário tem o intuito de se apresentar como mais um momento do processo terapeutico das usuárias, a partir de suas falas e auto reflexões. Com as perguntas que são provocadas, elas passam a buscar na memória como chegaram ao serviço de saúde e fazem uma análise de como se encontram no agora. Entendendo que é de extrema importancia, principalmente para quem esta em processo de terapia, visualizar uma superação para que haja um impulsionamento à continuidade desse modelo de saúde e de vida alternativa e integrativa.

Para além disto, é uma forma de dar voz à essas mulheres, que são em sua maioria negras, de classe economica mais baixa e com mais de 40 anos de idade. Também fazer ressoar nas ondas do ar que ocupamos, uma outra possibilidade de pensar e fazer saúde. Uma saúde que integra o corpo, mente, espirito e natureza. Que busca a cultura ancestral dos povos tradicionais, e que incentiva o auto cuidado e o senso comunitário.

Realização: Magú